Sinusite e o seu tratamento pela acupuntura

Sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais.
'... é um quadro desconfortável de saúde que pode ser causado por infeção de bactérias, fungos ou vírus, como também pode ser decorrente de reação alérgica. Dependendo dos seios nasais envolvidos, a dor ocorre na fronte, entre os olhos e na área da boca. Normalmente, há uma supuração amarela ou verde expelida pelo nariz, que frequentemente atinge a garganta. Além da dor, a cabeça parece pesada. A condição torna-se crónica especialmente quando a pessoa apanha gripes recorrentes. 
Um ciclo vicioso de infeções recorrentes e uso de antibióticos pode causar enfraquecimento do sistema imunológico, deixando a pessoa mais propensa a futuras infeções.
Quadros intensos apresentam melhora com a acupunctura e ervas medicinais, num período de poucos dias.
Pontos punturados no nariz, como o Yingxiang (20 IG) e os pontos extras Bitong (acima do 20 IG entre o osso e a cartilagem do nariz) ou Yintang, são excecionalmente eficazes para desobstruir as vias nasais e os seios da face. Esses pontos ficam um pouco dolorosos durante cerca de um ou dois segundos, mas o desconforto é normalmente recompensado pela desobstrução imediata das vias nasais e dos seios da face. Outros pontos são escolhidos de acordo com o quadro específico de desarmonia relacionada ao problema dos seios da face.'1


DIFERENCIAÇÃO ENERGÉTICA E TRATAMENTO por acupuntura

1) Vento-Calor
Obstrução nasal, secreção nasal amarela e pegajosa ou purulenta, cefaleia, diminuição do olfato, aversão ao frio, febre. Língua com os lados e/ou parte da frente vermelhos. Pulso flutuante ou rápido. (Estas manifestações correspondem a uma crise aguda de sinusite após invasão de Vento-Calor.
TRATAMENTO
Aliviar o exterior, expelir o Vento-Calor e restabelecera difusão e a descida do Qi do Pulmão: Quchi (11IG), Hegu (4IG), Yingxiang (20IG), Bitong, Shangxing (23VG), Fengmen (12B), com método de sedação.

2) Calor no Pulmão
Secreção nasal amarela e pegajosa ou purulenta, sensibilidade sobre os seios maxilares, rubor malar, sensação de calor, sede, cefaleia. Língua vermelha com revestimento amarelo e pegajoso. Pulso escorregadio e cheio, possivelmente apenas na posição frontal direita. (Esta é uma condição de sinusite crónica quando invasões repetidas de Vento-Calor prejudicaram a função de difusão e descida dos Pulmões de tal forma que os fluídos estagnam-se nos seios paranasais, ocasionando Mucosidades-Calor).
TRATAMENTO
Restabelecer a difusão e a descida do Qi do Pulmão, clarear o Calor do Pulmão: Quchi (11IG), Hegu (4IG), Yuji (10P), Lieque (7P), Yingxiang (20IG), Bitong, Dazhui (14VG), com método de sedação.

3) Fogo no Fígado e na Vesicula Biliar
Secreção nasal amarela e purulenta, olhos inchados, face vermelha, cefaleia nas têmporas e na face (lateral), tontura, sabor amargo, fezes secas, irritabilidade. Língua vermelha com lados mais intensamente vermelhos, com revestimento amarelo e pegajoso. Pulso em corda, escorregadio e rápido. (Esta condição é proveniente da ascensão do Fogo do Fígado e da Vesicula Biliar para o nariz e para o cérebro. O Fogo condensa os fluídos no nariz, gerando Mucosidades-Calor. O meridiano da Vesicula Biliar flui através do cérebro e o Fogo da Vesícula Biliar causa o que se julgava ser uma secreção de fluido purulento proveniente do cérebro).
TRATAMENTO
Clarear o Fogo do Fígado e da Vesícula Biliar, restabelecer a descida do Qi do Pulmão: Xingjian (2F), Xiaxi (43VB), Lieque (7P), Hegu (4IG), Bitong, Toulinqi (15VB), com método de sedação.

4) Humidade-Calor no Estômago e Baço/Pâncreas
Secreção nasal amarela e pegajosa, bochechas vermelhas, sede, lábios secos, prejuízo do olfato, sensação de peso e atordoamento na cabeça, cefaleia frontal, sabor oleoso, sensação de opressão no tórax e na região epigástrica. Língua com revestimento amarelo e pegajoso no centro. Pulso escorregadio.
TRATAMENTO
Clarear o Calor, eliminar Humidade, harmonizar o Estômago, tonificar o Baço/Pâncreas: Zhongwan (12VC), Pishu (20B), Shuifen (9VC), Yinlingquan (9BP), Sanjiaoshu (22B), Quchi (11IG), Hegu (4IG), Shangwan (13VC), Bitong, com método neutro, exceto os dois últimos pontos que devem ser tonificados.


TRATAMENTOS CASEIROS

1) Vapores de Verbena officinalis (Verbena) que é antiinflamatória e adstringente, fazendo da seguinte maneira: deixar ferver a planta (não usar chá de saqueta!) por um minuto e depois apagar o lume. Colocar uma toalha por cima da cabeça e da panela, apanhando o vapor progressivamente. Ficar por 10 a 15 minutos. No final passar alcool ou água fria na zona exposta ao vapor (para fechar os poros) e evitar expor-se ao Vento.

2) Sumo de Cenoura e Laranja. Este sumo é delicioso e ajuda a aumentar as defesas, igualmente a cenoura fortalece as mucosas.


DEVE TAMBÉM:
- evitar excesso de alimentos quentes e gordurosos, que geram Mucosidades e Calor no Estômago/Baço,
- proteger-se da exposição ao Vento (usando por exemplo um lenço ao pescoço, zona de entrada do Vento no nosso organismo),
- poupar a sua energia, evitando trabalho excessivo.


Fonte e bibliografia:
- Maciocia, Giovanni, A Prática de Medicina Chinesa,
- Roger, Jorge, A Saúde pelas Plantas Medicinais,   



Mensagens populares