Os desagradáveis sintomas da Menopausa pela MTC


Menopausa designa o período fisiológico que se carateriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios na mulher. Inicia-se com idade variável, mas normalmente entre os 45 e 55 anos.
Afirma-se que uma mulher esteja na menopausa quando a mesma apresenta ausência de ciclos menstruais há mais de um ano. A mulher também pode apresentar ciclos menstruais cada vez mais espaçados, escassos e irregulares.

A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção de estrogénios, ao passo que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis das hormonas, vão surgindo em graus variados sintomas circulatórios como afrontamentos e palpitações, sintomas psicológicos, como aumento da depressão, ansiedade, irritabilidade, variações de humor e falta de concentração e, finalmente, sintomas de atrofia, como secura vaginal e urgência urinária.

Visto que a menopausa é um estágio natural na vida da mulher, e não uma doença, não necessita de tratamento. No entanto, quando os efeitos corporais são severos e prejudiciais, a medicina convencional sugere a Terapia Hormonal de Substituição (THS). Estudos feitos nos EUA e Inglaterra investigaram o efeito desta terapia em mais de 1 milhão de mulheres e concluíram que o uso da THS aumenta significativamente o risco de ataque cardíaco, ocorrência de trombos vasculares, acidente vascular cerebral e cancro de mama, pelo que deve ser feita com a devida precaução.'



VISÃO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC)

A Medicina Tradicional Chinesa, enquanto tratamento natural, apresenta significativas soluções para estes desagradáveis sintomas com o uso da Acupuntura e da Fitoterapia Chinesa, sem qualquer efeito colateral.
A Acupuntura no sentido de reduzir todos os sintomas de Calor e harmonizar o sistema nervoso, a Fitoterapia no sentido de repor faltas energéticas que o corpo apresenta, sendo estas faltas a causa de todos os sintomas.


Fisiologia e Etiopatogenia Energética

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) aponta o desequilíbrio energético do meridiano do Rim, como o principal fator desencadeante desta alteração.

De acordo com a MTC, os Rins armazenam e transformam a Essência e o Qi (energia) para fabricar medula para o cérebro e ossos. Os Rins abrem-se nos ouvidos, órgãos genitais e ânus e ligam-se com a bexiga urinária.
A Deficiência dos Rins, significa Deficiência dos Rins-Essência e Rins-Qi, levando à disfunção dos órgãos e tecidos associados. Qualitativamente, a Essência dos Rins e o Qi dos Rins são classificados em Yin dos Rins e Yang dos Rins, respetivamente.

O diagnóstico é baseado nos sintomas das deficiências do Yin do Rim e do Yang do Rim, sendo que os sintomas da menopausa tem por base a desarmonia destes dois aspetos. Dois meridianos extremamente importantes a agir são os meridianos curiosos o Chongmai e o Renmai, que tem uma forte ligação com a mulher e os seus ciclos menstruais. Estes meridianos estão relacionados igualmente com o Rim.

A deficiência do Rim leva a outros desequilíbrios energéticos, tais como: subida do Fogo do Fígado, subida do Fogo do Coração, estagnação do Qi e Xue, deficiência do Yang do Baço com consequente acumulação de Mucosidades.


Sintomatologia e Tratamento pela Acupuntura

TRATAMENTO BASE 

Tonificar o Yin do Rim
SINTOMAS: Afrontamentos, tontura, zumbidos, suores noturnos, dor nas costas, boca seca, cabelos secos, pele seca e prurido (comichão).
PONTOS: Guanyuan (4VC), Shenshu (23B) com moxa, Zhishi (52B) com moxa, Fuliu (7Rn),  Taixi (3Rn) e Sanyinjiao (6BP - que tonifica o Yin do Rim, Fígado e Baço-Pâncreas)

Tonificar o Yang do Rim
SINTOMAS: face pálida, sudorese pela manhã, calafrios, depressão, edema nos tornozelos.
PONTOS: Guanyuan (4VC) profundo e Mingmen (4VG) com moxa.

Agir sobre o Chongmai e o Renmai
PONTOS: Zhongji (3VC) e o Ciliao (32B) picado passando o foramen - esta técnica consiste numa lavagem natural do útero, levando Água ao mesmo. Gongsun (4BP), Lieque (7P), Henggu (11Rn) superficial, Dahe (12 Rn) superficial - estes dois últimos pontos devem ser picados superficialmente, pois só assim agem sobre o Chongmai.

TRATAMENTO por ETIOLOGIA e SINTOMAS

Deficiência do Yin do Rim e do Fígado com subida do Yang do Fígado
SINTOMAS: Irritabilidade, tontura, zumbido, enxaquecas, visão turva, olhos secos, dores nas articulações.
TRATAMENTO: Shenting (24VG), Benshen (13VB), Taichong (3F), Hegu (4GI) 
Tratamento Enxaquecas: aos pontos a cima juntar o Yintang, Taiyang, técnica dos 2 Dragões - transfixiante do Wuchu (5B) em direção Chengguang (6B) e o Fengchi (20VB).
 
Estase de Sangue
SINTOMAS: rubores quentes, alterações do ciclo menstrual antes da menopausaparando por um longo tempo e retornando com sangue escuro coagulado, insónia, pressão alta e dores abdominais.
TRATAMENTO: Geshu (17B), Xuehai (10BP) e Sanyinjiao (6BP).

Deficiência do Yang do Baço com consequente acumulação de Mucosidades
SINTOMAS: obesidade, catarro no peito, sensação de plenitude epigástrica, sensação de peso no corpo, náuseas, depressão.
TRATAMENTO: Qihai (6VC), Zhongwan (12VC), Zusanli (36E), Fenglong (40E), Yinlingquan (9BP), Shuidao (28E)

Fatores Psíquicos Negativos usando a técnica da Carapaça Psíquica pelo Dr. Tran Viet Dzung
ANGÚSTIA: Shaihai (3C)
PREOCUPAÇÃO: Yinbai (1BP), Qiuxu (40VB) e Taixi (3Rn), respetivamente para mover o pensamento, tomar a decisão e agir.
TRISTEZA: Yuji (10P)
MEDO: Taixi (3 Rn)
IRRITABILIDADE e FRUSTRAÇÃO: Zhongfeng (4F)



Tratamento pela Fitoterapia

A Fitoterapia Chinesa é uma solução bastante útil para tonificar a energia do Rim, sendo de extrema importância para resolver os vazios energéticos que estão na origem dos desagradáveis sintomas da menopausa. Estas são vendidas em fórmulas de grande eficácia e deverão ser aconselhadas segundo o quadro energético individual, por um profissional devidamente formado.

Para manutenção e ligeiros alívios poderá tomar em forma de infusão as seguintes plantas:

Salvia officinalis (Salva): favorece o equilíbrio hormonal, tonificante do sistema nervoso, afeções degestivas. Infusão de 15-30 g por litro de água e tomar quatro chávenas por dia.

Ginkgo biloba: ajuda a circulação sanguínea, especialmente ao nível do cérebro, pelo que é uma excelente infusão para a falta de memória. Infusão de 40-60 g de folhas por litro de água e tomar 3 chávenas por dia.




Fonte com adaptações:
Satow, Alice (Monografia com o tema "Acupuntura no tratamento dos transtornos da menopausa")
Wikipédia
Roger, Jorge, A Saúde pelas Plantas Medicinais



Mensagens populares