Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ou Medicina Energética, engloba várias terapias, entre as quais temos a Acupunctura e a Fitoterapia e também o Tuina (massagem), Dietética Chinesa, entre outras.
Os fundamentos da MTC assentam no conceito de Qi, que é a energia que o nosso corpo necessita para poder 'funcionar' e que alimenta todo o nosso organismo. Quando o Qi flui de forma forte e equilibrada, o corpo é saudável. Quando o Qi enfraquece, surge a doença, o mal estar, stress e dor.

No ocidente a Acupunctura é a técnica mais conhecida no campo da MTC e esta consiste na inserção e manipulação de finas agulhas esterilizadas, em pontos específicos do corpo, com o propósito de regular o fluxo do Qi.


A Fitoterapia, envolve a prescrição de fórmulas ou simples de plantas ou outros componentes naturais, como minerais. Esta prescrição é feita após o diagnóstico em MTC, que muito difere do diagnóstico ocidental/alopático. Esta terapêutica é muito útil em casos crónicos, pois fornece ao organismo substâncias em falta, visto que a Acupunctura é limitada nestes casos.

A Dietética Chinesa diz respeito às regras de nutrição que reconhecem os alimentos pela sua energia, ou seja, o sabor, natureza (temperatura natural do alimento) e a direção que toma no nosso organismo, noções que diferem das conceções ocidentais. O terapeuta, após o diagnóstico, tenta perceber alguns hábitos do paciente que possam estar a prejudicar a sua saúde e fazer o aconselhamento adaptado ao quadro clínico em questão.

O uso complementar de todas as técnicas da MTC, faz com que o tratamento seja eficaz, consistente e duradouro.

Algumas questões mais frequentes:

Quando começar o tratamento?
Quanto mais recente o problema, maior e mais rápida é a possibilidade de resolvê-lo. O lado preventivo da MTC é a sua parte nobre.

Quantos tratamentos são necessários? 
O número de tratamentos depende da duração e da seriedade da doença. Um problema agudo consegue ser solucionado em algumas sessões, enquanto que uma doença crónica levará mais tempo. O problema crónico começa normalmente com um tratamento por semana. À medida que melhora, passa a vir de quinze em quinze dias e depois de mês a mês. A seu tempo virá fazer um exame/tratamento na mudança das estações, como prevenção. 

Tem efeitos colaterais?
Embora raramente, estes tratamentos podem provocar aumento transitório das queixas existentes; pequena hemorragia ou hematoma no local puncturado; dor ou sensação de choque elétrico durante e/ou após punctura. 

A Medicina Tradicional Chinesa ou Medicina Energética, tem-se mostrado muito útil, ajudando em vários casos, nomeadamente:

Distúrbios neurológicos: cefaleia, enxaqueca, dor ciática, tonturas, zumbidos, sequelas de AVC, ...
Distúrbios psíquicos: depressão, ansiedade, stress, ...
Distúrbios osteomusculares: lombalgias, cervicalgias, dores articulares (ombro, joelho, etc.), artrite reumatóide, fibromialgia, ...
Distúrbios gastrointestinais: colite, refluxo gastroesofágico, obstipação, diarreia, ...
Doenças do trato respiratório e pele: sinusite, rinite, bronquite, asma, psoríase, ...
Outros:  desabituação tabágica, controlo do apetite, entre muitos outros distúrbios.
  

Mensagens populares