Uma Receita de Masala Chai - Bebida Revigorante


'O Masala Chai tradicional é uma bebida revigorante, com sabor forte de especiarias, preparada com as chamadas especiarias "quentes". A maioria dos masala chais incorpora um ou mais dos seguintes componentes: cardamomo, canela, gengibre, anis, pimenta e cravinho.
Tradicionalmente, cardamomo é a nota dominante. 
Entretanto, na Índia Ocidental, folhas de Menta são consideradas um ingrediente principal, ao passo que anis, pimenta e canela são evitadas.
Outros ingredientes possíveis são: noz-moscada, sabor de rosa (pétalas de rosa são fervidas junto com o chá) ou raíz de Alcaçuz.'

Tomar atenção que esta bebida deve ser evitada em pessoas com gastrites ou úlceras gástricas, assim como, em quadros clínicos excessivamente Yang.

Eis então uma receita, desta bebida, que poderá ser útil naqueles dias em que andamos mais cansados:

'Ingredientes:
1 pedaço de 3cm de raíz de Gengibre
10 vagens de Cardamomo
10 Cravinhos
1 colher de chá bem cheia de Pimenta Preta em grão
1 colher de chá bem cheia de sementes de Erva-Doce
3 paus de Canela
2 Estrelas de Anis
1,5 litros de água

Opcional
1 saqueta de Chá Preto
1/4 de leite (conhecido por Chai Latte)
Raiz de Alcaçuz ou açúcar mascavado 

Preparação
Descascar e picar grosseiramente o gengibre. Colocar todos os ingredientes numa panela grande em lume médio. Quando levantar fervura, baixar o lume e deixar apurar entre 15 a 30 min. (vai evaporar um pouco mais é normal), Coar várias vezes o concentrado de especiarias para uma taça ou jaro (vão obter um líquido de uma maravilhosa cor Âmbar).

Para o Chai
Aquecer o leite num fervedor e juntar a decocção de especiarias e o alcaçuz. Deixar levantar fervura em lume brando e desligar o lume. Colocar a saqueta de chá e deixá-lo por 5 minutos.
Deitar o Chai numa caneca, o açúcar mascavado (se não ficar doce o suficiente) e beber bem devagarinho, a sentir o corpo a aquecer.' 

Bom Proveito!

Fonte:
- Wikipédia
- Folha Informativa IMT - Abril 2013






Mensagens populares