Dores de Cabeça e Enxaquecas pela Medicina Chinesa


As dores de cabeça são dos sintomas mais comuns na época actual. Raramente encontramos uma pessoa que não tenha experimentado este sintoma.

Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, a mesma têm várias origens, sendo as principais:


   1) A constituição do corpo herdada pelos pais, que depende três aspectos:
a.      Da saúde geral dos pais;
b.      Da saúde dos pais no momento da concepção;
c.       Das condições da gravidez da mãe
Estas cefaleias são persistentes e recorrentes e começam na infância.
   2) As Emoções são causa frequente nas cefaleias:
a.      Raiva;
b.      Preocupação;
c.       Medo;
d.      Choque;
e.      Trabalho mental excessivo
  3) O excesso de trabalho sem adequado descanso, normalmente provocará dores em toda a cabeça. 
  4) A actividade sexual excessiva que esgota a essência do Rim – é uma causa comum, particularmente nos homens.
  5) A dieta tem directa e profunda influência na etiologia das cefaleias, sendo por uma alimentação débil (geralmente dores no topo da cabeça) ou por uma superalimentação (dores agudas na frente da cabeça). 
  6) Acidentes podem causar estase de Sangue numa área determinada da cabeça e é causa frequente de dores de cabeça crónicas, estas ocorrem sempre na mesma região.
  7) Os partos em grande número enfraquecem o Fígado, os Rins e o Vaso da Concepção.
  8) Factores patogénicos externos como o Vento (geralmente com rigidez no pescoço) e a Humidade (sensação de peso na cabeça).

Diagnóstico de acordo com os Meridianos:
  1) Dor no TOPO da CABEÇA – ligada aos meridianos do Fígado e do Mestre do Coração e é mais frequente devido à deficiência de Sangue no Fígado e neste caso a dor será do tipo surda e melhora após descanso. Pode também ocorrem aquando ascensão do Yang do Fígado, sendo neste caso uma dor aguda.
  2) Dor nos LADOS da CABEÇA – ligada aos meridianos do Triplo Aquecedor e Vesícula Biliar e é mais frequente devido à ascensão do Yang, Fogo ou Vento do Fígado. É uma dor aguda e latejante.
  3) Dor de UM LADO da CABEÇA – também ligado ao meridiano da Vesícula Biliar, também atribuída à ascensão do Yang ou Fogo do Fígado.
  4) Dor nas TEMPORAS da CABEÇA – também característica do meridiano da Vesícula Biliar, geralmente dor do tipo latejante como causa da ascensão do Yang, Fogo ou Vento do Fígado.
  5) Dor ATRÁS dos OLHOS – dor é atribuída à Deficiência do Sangue do Fígado se a dor for surda ou ascensão do Yang do Fígado se a dor for aguda e severa.
  6) Dor na REGIÃO FRONTAL da CABEÇA – dores são geralmente relacionadas como Estômago. Indica Deficiência no Estômago se esta for surda ou Calor do Estômago se for aguda. Este tipo de dor é associada a uma sensação de peso na cabeça, atordoamento e falta de concentração, poderá haver também tonturas e visão turva.
  7) Dor ATRÁS da CABEÇA – no caso de cefaleias crónicas geralmente atribuídas à Deficiência do Rim, manifestando-se no meridiano da Bexiga. As dores agudas nesta área são atribuídas à invasão de Vento externo e esta dor é acompanha com uma forte rigidez nas costas e pescoço.
  8) Dor em TODA a CABEÇA – no caso de dores crónicas são atribuídas à Deficiência do Rim e será dor do tipo surda em toda a cabeça, acompanhado com sensação de vazio. As dores agudas são atribuídas à invasão de Vento externo, estas dores são severas e por vezes acompanhadas de uma sensação de puxão.

O tratamento será feito após encontrado o diagnóstico:
  1) CEFALEIAS de ORIGEM EXTERNA
a. Vento-Frio – aliviar e expelir o Vento, dispersar o Frio e remover a obstrução dos Meridianos: Lieque (7P), Fengchi (20VB), Fengfu (16VG), Tianzhu (10B), com método de dispersão.
b. Vento-Calor – aliviar o exterior, clarear o Calor, expelir o Vento e remover a obstrução dos Meridianos: Hegu (4IG), Fengchi (20Vb), Fengfu (16VG), Dazhui (14 VG), Waiguan (5TA), com método de dispersão.
c. Vento-Humidade – aliviar o exterior, expelir o Vento, eliminar a Humidade e remover a obstrução dos Meridianos: Lieque (7P), Pianli (6IG), Sanyinjiao (6BP), Touwei (8E), Shangxing (23VG), com método de dispersão.

  2) CEFALEIA de ORIGEM INTERNA
a. Ascensão do Yang do Fígado – pacificar o Fígado, conter o Yang rebelde, nutrir o Sangue do Fígado ou Yin do Fígado e/ou Yin do Rim, em conformidade com a etiologia: Taichong (3F), Ququan (8F), Sanyinjiao (6BP), Waiguan (5TA), Fengchi (20VB), Taiyang e no caso de Deficiência do Yin do Fígado ou do Rim acrescentar Taixi (3Rn)
b. Fogo do Fígado – pacificar o Fígado, clarear o Fogo: Xingjian (2F), Sanyinjiao (6BP), Waiguan (5TA), Yangfu (38VB), Fengchi (20VB), Taiyang.
c. Vento do Fígado – pacificar o Fígado e extinguir o Vento: Taichong (3F), Sanyinjiao (6BP), Fengchi (20VB), Fengfu (16VG), Baihui (20VG).
d. Estagnação do Qi do Fígado – pacificar o Fígado, eliminar estagnação, acalmar a Mente e assentar o Hun: Taichong (3F), Yanglingquan (34VB), Hegu (4IG), Zusanli (36E), Shenting (24VG), Taiyang.
e. Estagnação de Frio no meridiano do Fígado – pacificar e aquecer o Fígado, expelir o Frio e conter o Qi rebelde: Taichong (3F) com moxa, Baihui (20VG).
f. Humidade – eliminar a Humidade, estimular a ascensão do Yang puro, tonificar o Estômago e o Baço: Taibai (3BP), Hegu (4IG), Lieque (7P), Zhongwan (12VC), Pishu (20B), Touwei (8E),
g. Vento-Mucosidade turva – eliminar a Mucosidade, conter o Vento e pacificar o Fígado: Fenglong (40E), Hegu (4IG), Taichong (3F), Houxi (3ID), Shenmai (62B), Touwei (8E), Baihui (20VG), Fengchi (20VB).
h. Retenção de alimentos – resolver a retenção de alimento, estimular a descida do Qi do Estômago, promover a digestão, harmonizar o Aquecedor Médio: Xiawan (10VC), Liangmen (21E), Neiguan (6MC), Liangqiu (34E), Lidui (45E), Hegu (4IG), Touwei (8E).
i. Estase de Sangue – movimentar o Sangue e abrir os orifícios: Quchi (11IG), Hegu (4IG), Sanyinjiao (6BP), Taichong (3F) e pontos Ah Shi.
j. Calor no Estômago – clarear o Calor e o Estômago, conter o Qi rebelde: Neiting (44E), Hegu (4IG), Yintang.

  3) CEFALEIAS por DEFICIÊNCIA
a. Deficiência de Qi – tonificar o Qi: Zisanli (36E), Qihai (6VC), Sanyinjiao (6BP), Baihui (20VG) com moxa directa.
b. Deficiência de Sangue – nutrir o Sangue, tonificar e elevar o Qi: Zusanli (36E), Sanyinjiao (6BP), Pishu (20V), Ququan (8F), Guanyuan (4VC), Baihui (20VG), Xinshu (15B).
c. Deficiência do Rim – tonificar os Rins, nutrir a Medula: Taixi (3Rn), Zusanli (36E), Sanyinjiao (6BP), Baihui (20VG), Naokong (19VG), para deficiência do Rim Yin: Guanyuan (4VC), para deficiência do Rim Yang: Shenshu (23B).




Para um melhor e consolidado tratamento, é aconselhada a Fitoterapia adequada ao quadro clínico.



 






Maciocia, Giovanni A Prática da Medicina Chinesa

Mensagens populares