Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura no AVC

Para a medicina convencional o AVC resulta da restrição da irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas. As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia. Apresenta-se como a segunda causa de morte no mundo. O AVC é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.
Na medicina tradicional chinesa (MTC), o Acidente Vascular Cerebral é conhecido como Zhong Feng (lesão pelo vento). Historicamente, a primeira descrição foi feita no Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Huang Di NeiJing) há 2.200 anos. A denominação e vento deriva da análise dos sintomas do AVC, que geralmente são de instalação súbita, de caraterísticas variáveis e de evolução imprevisível. Esses factos são semelhantes aos fenómenos naturais causados pelo vento. Além do quadro clínico conhecido, a MTC preocupa-se também com as manifestações de sinais e sintomas, como tontura, sensação de dormência nos membros, lassidão, alteração de consciência e inquietude mental. 
De acordo com o quadro clínico e o grau de gravidade, e lesão pode ser classificada em:
  • ataque aos órgãos internos (Zang Fu): são mais graves, comprometendo o nível de consciência, e podem ser classificadas em tipo coma ou tipo colapso.
  • ataque aos meridianos e colaterais (Jing Luo): são mais leves, representadas pela hemiplegia e paralisia facial.
Para cada apresentação clínica, prescrevem-se tratamentos diferentes.

No entendimento da MTC, o AVC é uma doença complexa e as suas causas podem ser atribuídas a:
  1. enfraquecimento constitucional - com o envelhecimento após os 40 anos de idade ou doenças crónicas que enfraquecem a constituição orgânica, isso causa uma diminuição do fluxo sanguíneo, levando a uma obstrução da circulação.
  2. fadiga por trabalho ou preocupação excessiva - preocupação ou trabalho em demasia pode causar uma desarmonia interna de Yin/Yang. A desarmonia de Yin/Yang facilita a movimentação e elevação das substâncias orgânicas ou patológicas, e essa elevação pode lesar o cérebro.
  3. produtos patológicos internos consequentes à alimentação inadequada - alimentação gordurosa ou ingestão abusiva de bebidas alcoólicas acarreta uma alteração do metabolismo, gerando produtos patológicos internos que podem obstruir a circulação sanguínea.
  4. alterações emocionais - o fluxo normal das substâncias orgânicas é perturbado pelas alterações emocionais, principalmente a preocupação, ansiedade e irritabilidade, causando obstrução ou elevação súbita, lesando o cérebro.
ESTUDOS
 SÄLLSTRÖM et al. (1996) investigam um possível efeito adicional da acupunctura na recuperação motora do tratamento de pacientes com AVC na fase subaguda, entre 15 a 71 dias após o ícto, sendo o valor médio de 40 dias. Avaliam 49 pacientes de ambos os sexos, com história de primeiro episódio de AVC isquémico e hemorrágico. Todos os pacientes realizam um programa individualizado de reabilitação durante seis semanas. Aleatoriamente, dividem os pacientes em dois grupos. O grupo controle recebe apenas o tratamento de reabilitação e o outro sessões adicionais de acupunctura clássica e no couro cabeludo durante 30 minutos, três a quatro vezes por semana, durante seis semanas. Se necessário, estimulação do couro cabeludo, feita com agulhas recendo um estímulo elétrico de 2 a 4 Hz. Os pacientes são avaliados quanto ao estado neuropsicológico para determinar a prevalência da afasia, apraxia, distúrbios da percepção, função motora e a capacidade para realizar as actividades da vida diária e ainda a qualidade de vida antes do tratamento e após seis semanas. Não Encontraram diferenças significantes nas avaliações iniciais, ou seja, pré tratamento, de ambos os grupos quanto à função motora, nas actividades de vida diária e nos testes neuropsicológicos. Os resultados evidenciam melhoras em ambos os grupos nas escalas avaliadas, entretanto a melhora é estatisticamente maior no grupo tratado com acupunctura. Também salientam que só o grupo tratado com acupunctura apresenta melhora significante na qualidade de vida. Concluem que a acupunctura produz efeito terapêutico benéfico adicional ao programa de reabilitação de pacientes com AVC na fase subaguda.
JOHANSSON et al. (1993) questionam se a acupunctura pode melhorar ou acelerar a recuperação da função motora em pacientes com AVC, se alcançam um maior grau de independência que os pacientes controle e se pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com AVC. A acupunctura é utilizada por quatro a dez dias, média de 6,5 dias, após o início do AVC e continuada duas vezes por semana, durante dez semanas. As agulhas são inseridas tanto no lado parético quanto no não parético, nos pontos de acupunctura tradicional chinesa, no total de dez agulhas, que são mantidas por 30 minutos de cada vez. Associam a estimulação eléctrica, com frequência de 2 a 5 Hz, em quatro agulhas do lado parético. A intensidade do estímulo é determinada pela obtenção da contracção muscular. Os pacientes de ambos os grupos, acupunctura e controle, recebem tratamentos de reabilitação individuais padronizados que incluiram fisioterapia diária e terapia ocupacional. A melhora no grupo de tratamento e no grupo de controle durante os três primeiros meses após o AVC está de acordo com os estudos prévios, mas há pouca evidência de que qualquer terapia de reabilitação para AVC em particular seja superior que as outras. Os pacientes tratados com acupunctura melhoram mais rápido quanto à função motora, equilíbrio, actividades da vida diária e qualidade de vida, do que os pacientes não tratados com acupunctura. A diferença na actividade diária em alguns items e na qualidade de vida permanece doze meses após o início do AVC.



 RECOMENDAÇÕES
Na sua fase aguda, a gravidade do quadro pode ameaçar a vida do paciente. Deve-se utilizar todas as medidas diponíveis para preservar a vida, reduzir os possíveis danos e posteriormente desenvolver um programa consistente de reabilitação das sequelas.
O papel mais importante em relação ao AVC é a promoção da saúde e a prevenção. Para uma melhor capacidade física, o exercício físico adequado para o indivíduo é praticado com o objectivo de restaurar o fluxo normal das substâncias orgânicas, melhorar a respiração, manter o funcionamento correcto dos órgãos internos para garantir a harmonia do organismo. Daí as cenas bem conhecidas dos chineses a praticar o tradicional Taiji Quan ou outras ginásticas como Lian Gong ou Xiang Gong nos parques. 
Um equilíbrio emocional deve ser mantido para alcançar a saúde. Uma alimentação apropriada, sem nenhum desvio, é a base da vida. A regularidade dos hábitos de vida, como a hora de despertar e de dormir, os horários de alimentação também são importantes. Essas noções simples, bem conhecidas, são frequentemente esquecidas na vida moderna. Cabe aos profissionais de saúde reforçá-las para preservar a saúde.



 


"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..."
Confúcio

Mensagens populares