Plantas e Especiarias comuns para Má Digestão

(pelo Dr. Mao Shin da newsletter acupuncture.com)

A digestão é um processo bastante complexo. Envolve muitos órgãos que trabalham em conjunto, para absorver e processar inúmeros nutrientes presentes nos alimentos. Sem uma digestão saudável, pode ocorrer a má-nutrição e a acumulação de toxinas no organismo, causando inchaço abdominal, flatulência, indigestão, obstipação, diarreia e fadiga. A longo prazo, pode causar envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

A boa notícia é que se pode melhorar a digestão com algumas especiarias de uso doméstico, como endro, orégãos, manjericão, coentros, alecrim, louro, gengibre, açafrão-da-índia (curcuma), erva-doce, anis e cardamomo. Estas especiarias não só ajudam a digestão como também tornam as receitas mais saborosas e apetitosas!

Também se pode recorrer ao uso diário de plantas comuns para prevenir ou aliviar problemas digestivos.

A hortelá-pimenta tem inúmeras propriedades comprovadas: aumenta a produção das secreções gástricas (as saudáveis), relaxa os intestinos, diminui os espasmos, acalma o estômago e melhora a flatulência.



Gengibre
O gengibre tem sido igualmente extensamente estudado e mostrou que suaviza a mucosa digestiva e equilibra a produção dos sucos gástricos.
 

Camomila
A camomila é outra planta excelente para acalmar o estômago.



Pode combinar-se estas três plantas, fazendo a infusão das mesmas sob a forma de chá e beber durante as refeições.




Pilriteiro ou Espinheiro-Alvar
Outra favorita são as bagas de Pilriteiro (Espinheiro-Alvar). Tradicionalmente são consideradas digestivas para ajudar aquando de refeições pesadas e/ou calóricas, assim como são um potente ativador do sistema circulatório. Também se recomendam para baixar o colesterol e equilibrar a glicose sanguínea (açúcar no sangue). Então, porque não fazer uma chaleira de chá de bagas de pilriteiro para a sua família após uma grande jantarada?!



Fonte: www.acupuncture.com/newsletters/m_mar14/askdoc.htm

Tradução: Joana Bernardes

Mensagens populares