Exercícios e dicas para combater a Insónia


A insónia é a dificuldade em adormecer num lapso de tempo razoável, ou seja, entre cinco e dez minutos, ou em continuar a dormir sem acordar, duas ou três horas depois de ter adormecido. Nem todas as pessoas têm necessidade do mesmo número de horas de sono, tudo depende da energia de cada um. Ao envelhecer, não temos tanta necessidade de sono como durante o crescimento.
O sono assegura o repouso do cérebro e em caso de insónia, a pessoa fica irritável e ansiosa.

É importante preparar-se para o descanso noturno. Para melhorar a sua condição de sono, poderá seguir os seguintes passos:
  • Não coma no mínimo duas horas antes de se deitar; na realidade a sua última refeição deveria ser no máximo até às 19h00, e deveria deitar-se antes das 22h00.
  • Caminhe tranquilamente 15 minutos ao ar livre, uma hora antes de se deitar. Tente limpar-se do seu calendário diário e não deixe muitas coisas por terminar, visto que estas coisas tendem a desorganizar a mente.
  • Dez a quinze minutos antes de se deitar, encontre um local traquilo, arrumado e confortável e sente-se numa cadeira igualmente confortável e de costas altas. Encoste-se e alongue as suas pernas. Cruze os seus tornozelos de forma que, o seu tornozelo esquerdo (se homem) ou direito (se mulher) fique em cima do outro tornozelo. Coloque as suas mãos no peito ou no abdómen superior com a mão esquerda (se homem) ou direita (se mulher) em cima da outra mão, as palmas viradas para o peito ou abdómen superior, e junte os membros ao corpo. Isto fará com que se sinta confortável na cadeira. Feche os olhos por dez ou quinze minutos e faça respirações abdominais profundas e lentas. Evite respirações torácicas superficiais. A cada respiração o seu abdómen inferior deve dilatar, sem forçar.
Esta respiração profunda e colocação de mãos e pés, vão criar um ambiente propício, preparando o seu corpo e mente para o sono.
Não retome as atividades diárias, deverá ir diretamente para a cama, após estes exercícios.

De forma a ajudar o seu sono e a sua qualidade, aconselha-se retirar televisões e demasiados aparelhos eletrónicos do seu quarto, como telemóveis e computadores.
 
Caso sofra de insónias poderá ajudar com a toma de chá de raíz de Valeriana officinalis, que devido à sua ação calmante, relaxante e sonífera, irá ajudar na indução do sono.


Bons sonhos!


Fonte:
- acupuncture.com newsletter
- www.receitasremediosnaturais.com



 

Mensagens populares