O Inverno e a Medicina Tradicional Chinesa


(O Rim e a Bexiga - a vitalidade, imunidade, a vontade e o medo - tempo de preservar as energias)

No Inverno a Natureza descansa. O nosso corpo segue esse fluxo em que o frio induz a diminuição do ritmo e à contração. A nossa energia fica mais lenta e aprofunda.
Esta época está intimamente ligada ao sistema corporal "Água", ao sistema Rins/Bexiga. A função dos rins, na prática da Medicina Tradicional Chinesa tem um alcance muito maior que do ponto de vista da Medicina Ocidental. Energeticamente, e tendo em conta o trajeto dos seus meridianos, os rins são o local de armazenamento da essência vital (jing), uma substância subtil responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade.
Os rins são a fonte da energia herdada dos pais, e interpretada como a constituição inata de uma pessoa. Em última análise, a saúde e "força dos rins" é o fator determinante mais importante na vitalidade duradoura de uma pessoa e na sua longevidade. Influencia, por isso, diretamente o nosso sistema imunitário.
O Rim é tão importante e abrangente que gere a nossa audição, os ossos, dentes, medula, cérebro e glândulas endócrinas.
Para preservar esta importante energia devemos proteger-nos do frio e da humidade. Evitar excessos, especialmente trabalho e atividade sexual.
No Inverno é comum: dores na região lombar, joelhos, alteração auditiva, problemas urinários e dores ósseas.
É também um período susceptível às depressões, à falta de vontade de viver e ao medo. A nossa vitalidade e força está intimamente ligada com um estado de entusiasmo pela vida e por isso, é importante cultivar todo o ano atividades que nos façam felizes, para além das responsabilidades da vida.
ALIMENTAÇÃO: devemos evitar alimentos crus, os laticínios e gorduras, estes necessitam de demasiada energia para serem digeridos, pois são "frios" e pesados.
Devemos consumir sementes e frutos secos (altamente energéticos), feijões de todos os tipos, lentilhas, verduras e legumes levemente aquecidos. O picante é muito recomendado.
Ótima altura para o “dolce far niente”, aceitando o convite ao sofá, à lareira, ao sono aconchegante, às leituras, armazenado a energia necessária para melhor bem-estar emocional e físico.
Que a contração do frio envie muito calor ao coração!
Feliz Solstício!
Boas Festas!!

Mensagens populares